Doença crônica que afeta muitas mulheres, principalmente em idade fértil. Embora menos comum, também pode acometer os homens. Muito prevalente em países quentes, chegando a afetar cerca de 70% das latino-americanas.
É caracterizada pelo surgimento de manchas acastanhadas ou amarronzadas na face, principalmente nariz, bochecha, região acima do lábio superior (“buço”) e testa.
Alguns fatores que influenciam na piora das manchas são exposição à luz solar e artificial, anticoncepcionais hormonais e gravidez.
Existe predisposição genética para desenvolvimento dessa condição, porém a causa não é bem conhecida.
Atualmente existem diversos tratamentos para amenizar as manchas, mas a proteção solar é a base de qualquer tratamento. Além do protetor solar classicamente usado, existem medicações chamadas de fotoprotetores orais que atuam como adjuvantes. Cremes clareadores diversos, antioxidantes, peelings, microagulhamento e drug delivery são opções de tratamento que se complementam para resultados de grande impacto.
É importante lembrar que o melasma é uma doença crônica, que não tem cura mas tem tratamento e este deve ser individualizado de acordo com seu tipo de pele. Procure um dermatologista para te ajudar e faça seu acompanhamento regularmente com ele.
Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry.